O Radioamadorismo e a Filatelia

..

 

 

Portugal é dos poucos países do mundo em que os serviços de filatelia ainda não emitiram uma colecção temática dedicada ao radioamadorismo. Os CTT têm a decorrer um passatempo em que todos os que quiserem podem votar ou sugerir um projecto de selo para o ano de 2008.

Um dos temas que foi sugerido por mim e ficou em terceiro lugar foi o “Radioamadorismo”. No dia 8 de Abril pelas 00.00 horas o tema radioamadorismo tinha 2516, o primeiro lugar estava garantido. No dia 9 de Abril para espanto de todos a votação tinha baixado para 845 votos. A reclamação foi enviada de imediato para o serviço dos CTT responsável pelo passatempo e a resposta foi:

Vimos por este meio apresentar o nosso esclarecimento sobre o passatempo "Aqui Há Selo" disponível em www.aquihaselo.com, apresentamos os motivos pelos quais foram desclassificados vários votos no seu tema. Foram detectados no sistema votos inválidos na sua frase, visto que foram criadas várias contas de e-mail fictícias para aumentar o nº de votos.”

Era importante que o esclarecimento indicasse com mais detalhe porque 1671 votos foram anulados e  que métodos é que foram utilizados para anular os votos. Afinal  quem é que se dava ao trabalho de criar tantas contas de e-mail falsas?

 

Mas mesmo classificados em terceiro lugar passamos à segunda fase do passatempo, em que os primeiros vinte temas podem enviar projectos de um selo e colocá-los à votação de todos. Basta aceder ao sítio www.aquihaselo.com e votar no tema e selo pretendido.

Logo após terminada a primeira fase do passatempo enviei uma proposta de selo que está neste momento em votação, todos os radioamadores que quiserem podem votar no selo proposto, vamos ver se é desta que o Radioamadorismo é homenageado e lembrado através de uma colecção de selos.

 

 

Proposta de selo enviada

 

Como já referi, para votar basta aceder ao sítio www.aquihaselo.com e votar indicando um endereço de correio electrónico válido (o passatempo não está a aceitar endereços do Hotmail), esta segunda fase termina a 15 de Maio de 2007 e a fase final é de 16 a 31 de Maio de 2007. Boa votação!

 

© CT1BRM

JM NUNES

 

Nota Final

 

O passatempo terminou, a proposta ficou classificada em 24º lugar. Os radioamadores portugueses perderam a oportunidade de marcar a sua presença num evento que podia ajudar a divulgar o Radioamadorismo e a sua importância a nível nacional e internacional.