Rato controlador

 

 

   Aproveitar um rato avariado para controlar o rotor Yaesu G-5400B é um projecto muito simples e barato.

A ideia estava no papel há já algum tempo mas teimava em passar à prática. Torna-se por vezes cansativo, estar de braço no ar carregando nos botões de comando do rotor e a disposição dos equipamentos e acessórios obriga a que tenhamos mais à mão os botões dos VFO’s dos emissores, receptores e sintonizadores.

 

O comando do rotor Yaesu G-5400B tem na parte de trás uma ficha DIN de 8 pinos que pode ser utilizada para controlar o rotor de forma remota, como se indica na figura 1.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                Fig.1

 

Se estivermos a olhar para a parte de trás do comando do rotor (figura 2  nº4) teremos : 

 

pino  1- Voltagem de 0 a 12V indicando a posição de azimute

         2- Voltagem de 0 a 12V indicando a posição de elevação

         3- Rotação à esquerda ligando este pino à massa (8)

         4- Rotação à direita ligando este pino à massa (8)

         5- Descer ligando este pino à massa (8)

         6- Subir ligando este pino à massa (8)

         7- 15 V DC

         8- Massa (GND)


Fig.2

 

 

Um rato de computador tem habitualmente 3 interruptores de comando (esquerdo, central e direito) que podem ser utilizados para controlar o rotor. O ideal seria encontrar um rato com quatro interruptores, dois para controlo de azimute e outros dois para elevação, se não se encontrar um rato também se pode construir  todo o sistema numa pequena caixa com quatro interruptores.


A solução dos 4 em 3 foi encontrada com um quarto interruptor que alguns ratos mais antigos têm na parte de baixo e que era utilizado para se poder ligar o rato a DOS ou a programas que utilizavam rato. Este quarto interruptor (figura 3- nº5)servirá para comutar  o botão central do rato para  comandar a rotação para a direita ou a elevação do rotor.

 

Fig.3

 

O esquema da figura 4 indica precisamente a função deste quarto botão e a utilização dos restantes.

 


Fig.4

 

 

 

 

Abrir o rato, soldar os fios aos interruptores e a respectiva ficha  DIN de 8 pinos é tarefa muito fácil para qualquer um que goste destas coisas da rádio e electrónica.  É sempre muito importante verificar todas as ligações com um multímetro antes de ligar o novo rato à ficha de comando do rotor, isto porque nos pinos 1 e 2 da ficha DIN temos tensões de 0 a 12V (Figura 1).

 

Para terminar basta marcar os botões do rato com as indicações de Esq. (roda para a esquerda), Dto. (roda para a direita), Sub (Sobe) e Des (Desce) (Figura 6) ou qualquer outra designação ao gosto do utilizador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fig.6

 

 

 

 

Fig.5

 

 

 


Fig.6

© CT1BRM

JM NUNES